EMAIL

visitante(s) on-line

O Blog do Baixo Alentejo <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, março 31, 2004

Existem Câmaras do distrito de Beja que não cumprem com os seus compromissos de associados. Veja-se o caso, por exemplo, da Câmara de Moura, que, à conta da "poupança" que faz com o não-pagamento de quotas de importantes instituições do Baixo Alentejo, como o Conservatório do Baixo Alentejo e a Associação de Municípios do Distrito de Beja, podem fazer obras e promover presidentes numa clara situação de vantagem em relação aos outros que são respeitadores.
O mais grave é que estes "chico-espertos" são sempre os primeiros a levantarem na defesa do cumprimento, legalidade e outras coisas que raramente cumprem...!
É caso para dizer que o não-cumprimento...compensa!

quinta-feira, março 18, 2004

Mais uma vez veio ao de cima o que muitos já pensavam - os comunistas "renovadores" são tão ou mais ortodoxos que os outros.Na sequência do debate organizado pelo Instituto Politécnico de Beja (a propósito, parabéns aos mentores da ideia) sobre as novas formas de Associativismo Intermunicipal (ou a Regionalização, versão PSD) veio perceber-se que existem pessoas que defendem não a terra em que vivem e/ou que tomaram por adopção mas a que o Partido impõe (às vezes por mera organização interna).
O Sr. Presidente da Câmara de Beja, primeiro veio a público dizer que defendia uma Comunidade Urbana do Baixo Alentejo (aliás uma posição extremamente natural e consentânea com a capitalidade da cidade que é 1.º responsável) no debate do IPB veio afirmar que tinha repensado a questão (alguns, presentes na sala devem ter provocado esse "repensamento") e decidia-se agora por uma única Grande Àrea Metropolitana do Alentejo.
Afirmou inclusive, perante todos os presentes que não tinha receio de haver qualquer perda de influência da cidade, porque confiava num estatuto de desconcentração intra-regional....!
Dá vontade de dizer ou o Sr. Presidente quer enganar-nos ou enganar-se a si mesmo. Toda a gente sabe que o centralismo de Évora, com uma única Comunidade apenas se reforçaria e não o contrário...!
O Sr. Presidente da Câmara de Beja terá que explicar aos eleitores do seu Município porque é que, sendo seu Presidente e em teoria o seu (maior???) defensor quer que a sua (cada vez menos) cidade perca influência no contexto regional e nacional...
As figuras que um "renovador" faz !!!

segunda-feira, março 15, 2004

Parabéns aos compañeros do PSOE, em especial da nossa vizinha Andaluzia.
Demonstraram que, com perserverança, seriedade e humildade se podem ganhar eleições.

NOTA MUITO NEGATIVA ao Primeiro-Ministro José Manuel Durão Barroso, que, no desempenho do cargo, foi em nome do PSD e de Portugal (??????!!!!!!!!) dar o apoio aos (pensava-se, ganhadores) líderes do PP. Parece que o espanhol do Sr. Primeiro-Ministro, foi mesmo muito mal gasto. Uma autêntica figura deplorável de rebaixamento nacional e de incompetência de alguém (habitualmente) pouco contido, talvez lembrando outros tempos em que militava num espectro político bem mais à esquerda...!

quinta-feira, março 04, 2004

Com o programa de reordenamento das escolas do 1º ciclo, mais de 120 escolas, que têm 10 ou menos alunos, poderão estar em risco de fechar no Baixo Alentejo. Com o programa de reordenamento das escolas do 1º ciclo, mais de 120 escolas, que têm 10 ou menos alunos, poderão estar em risco de fechar no Baixo Alentejo.

Mais uma "machadada" no desenvolvimento social e cultural do interior e em particular do Baixo Alentejo. O encerramento de escolas em qualquer sítio só significa uma coisa para a região e respectivas populações: abandono e perda de importância. É uma estrutura de apoio/ensino que desaparece e empobrece todos os que vivem perto.
Em vez de se encerrar (com meras preocupações economicistas) e terminar a presença de algo que durante anos/décadas fez parte do dia-a-dia, criando um vazio em qualquer localidade, deveria pensar-se em soluções alternativas de reanimação das comunidades - estruturas de apoio social com regimes especiais, descriminações positivas, etc- em vez disso retira-se algo de uma comunidade em declínio e pura e simplesmente abandona-se... Nestes casos alguém pode dizer-me qual o futuro?
Eu respondo logo: o abandono da terra/comunidade e desertificação do (NOSSO) país!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?